quarta-feira, 6 de outubro de 2010

E lá vamos nós outra vez...

Saudações prezados leitores desde esquecido blog,


venho nessa ocasião falar um pouco sobre nossas grandiosas e como sempre cômicas Eleições 2010.
No último dia 3 de outubro nossa pseudo democracia nos obrigou a sair de nossos lares para expressar através de votos a "nossa vontade" de eleger algumas pessoas para nos representar nas Câmaras estaduais e a federal, no Senado e também escolher o próximo Governador e Presidente(a) desta grande bagunça que se chama Brasil.

Tentei correr o quanto pude, mas desta vez não tive escolha, tive que ir dar minha contribuição nesse grande circo. (Nas últimas eleições ainda estava em estado de escolher ir votar ou não, mas nunca tive vontade de ir, por motivos diferentes de hoje, mas já com a consciência de que não é assim que se muda alguma coisa)

Era um dia típico: domingo de sol, muita movimentação nos bairros, lixo pra todo lado, não diria apenas boca de urna, mas ouvidos, olhos, mãos, braços tudo de urna possível estava rolando, mas como disse, era um dia típico.

Dia típico para uma eleição atípica (pelo menos no âmbito presidencial). Neste ano tivemos algumas características diferentes que valem a pena comentar:

Primeiro foi o fenômeno Marina Silva. Com seu discurso de crescimento econômico aliado a sustentabilidade conseguiu crescer bastante na reta final do pleito e surpreendeu até o mais otimista eleitor do Partido Verde (PV). Alcançou o objetivo maior nessa eleição, que era firmar o nome do PV em âmbito nacional e conseqüentemente dissipar suas idéias por todo território. Percebi que os eleitores da Marina tem um perfis parecidos: Na grande maioria jovens (18-30 anos) que cansaram dessa polarização PTxPSDB e estavam afim de algo novo, e aliada com essa bandeira do meio-ambiente, foi a salvação encontrada por alguns para o novo governante desse país.
Porém o PV (e conseqüente a Marina) tem agora pela frente um grande impasse. Mesmo com seus aproximadamente 30 milhões de eleitores, a candidata não conseguiu alcançar seu outro e ambicioso objetivo que era ir ao segundo turno, e agora paira no ar a seguinte questão: a Marina vai apoiar a Dilma ou o Serra?
E essa pra mim é uma situação no mínimo hilária, porque ela tem que escolher entre apoiar o modelo de governo no qual ela participou por muito tempo até menos de 2 anos atrás e saiu por conta de divergências de idéias ou apoiar o modelo de governo que era sua oposição nesses mesmo período, e não ficaria bem para ela fazer esse tipo de apoio. Só que lembrando que o PV tem uma aliança com o PSDB em outras localidades no Brasil, como no Rio por exemplo. É, são as tais voltas que a vida dá.

Outro partido que também saiu como grande "vencedor" nessa eleições foi o PSOL. Como ocorreu com o PV, o PSOL nessas eleições deu um grande passo no sentido de ampliar sua abrangência e conseguir atingir mais e mais brasileiros com seus ideais de socialismo e liberdade. Não me recordo de ver um candidato do PSOL em um debate presidencial, o que pra mim é um enorme avanço (principalmente nessas mídias burguesas). Plínio foi um grande e importante ícone nessas eleições por conta de suas participações nos debates. Com suas tiradas cômicas e por sempre fazer aquelas perguntas que ninguém quer responder, fez com que, pelo menos pra mim, os outros candidatos mostrassem um pouco o que realmente são e a quem estão servindo.

O despreparo da Sra. Dilma Rousseff foi algo que também chamou atenção. Suas crises de gagueira, seus discursos decorados e seu carisma quase que insistente me deixaram espantados e me deixam pensando se realmente iam eleger essa mulher no primeiro turno.
E o pior é ver uns tucanos sub-20 dizendo que a Dilma é comunista. Por favor gente, se tem uma coisa que a Dilma definitivamente não é, é ser comunista ou qualquer coisa próxima a isso, o interesse dela e do seu partido é outro.

Do Serra nem da mais pra falar nada, ouvimos as mesmas coisas a anos aí: em outras eleições presidenciais e nas pra prefeito e governador de São Paulo, sempre mais do mesmo (saúde, saúde e saúde. depois diz que não é hipocondríaco!)

Enfim, segundo turno vem aí, dia 31 de outubro, mais um domingo típico e eu, novamente, votarei nulo (mas sobre isso gostaria dedicar um outro post. Em breve estará aqui).

A unica coisa boa desse segundo turno é que a UCSal é seção eleitoral e terei mais uma sexta-feira sem aulas! \o/ hahaha


Hasta luego ;º

2 comentários:

  1. Não quero votar nulo e não quero voltar na Dilma, só me resta o Serra...

    ResponderExcluir
  2. Segundo turno é DILMA 13!

    A Marina ficou em cima do muro, como já era de se esperar... eu votei nela, decidi no ultimo momento. Mas não podemos correr o risco de ter uma presidência comandada novamente pelo PSDB. Se vc não vê diferenças entre um e outro, pegue as estatísticas dos dois governos. Eu não quero! Não tem sentido votar nulo no segundo turno...

    ResponderExcluir

Olá caro leitor. Ao comentar, utilize a opção "Nome/URL" caso não seja cadastrado em nenhuma das outras opções, assim saberei quem anda comentando neste humilde espaço. Valeu! ;)