sábado, 7 de agosto de 2010

E a copa começou....para o Brasil.

hello my friends!

É em meio a esse belo sol de sábado que venho aqui tirar o pó e lustrar esse blog que andou um pouco desatualizado, mas nunca esquecido.
No último mês uma sucessão de atividades me deixou impossibilitado de postar na freqüência que gostaria, mas agora pretendo nao me ausentar assim por tanto tempo.
Como deu pra perceber, tiveram algumas "mini-atualizações", que na verdade são perguntas do meu formspring que agora também é possível ver por aqui.

Nesse tempo que fiquei ausente daqui muita coisa aconteceu, mas para nao fazer um verdadeiro livro e falar de tudo o que passou, irei comentar sobre três assuntos: mega-eventos no Brasil, ENEEF e Eleições 2010.

No dia 11 de julho milhões de vidas voltaram ao seu cotidiano. Com o fim da copa do mundo na África do Sul e seu aparente sucesso, todas as atenções agora estão voltadas com grande expectativa para o Brasil, e até lá muita coisa vai acontecer. Em nome da garantia da infraestrutura necessária para realização da Copa, bilhões de reais serão gastos por todo o país, principalmente na construção de estádios, mas também investimentos em transporte, segurança e saúde pública.
Mas não só de copa viverá o Brasil nesta década, os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio também fará com que o Brasil, e mais especialmente o Rio passe a ser o foco do mundo por alguns dias. Esse evento também pede muitos investimentos (ou gastos?) como na construção das inúmeras instalações para abrigar todas as muitas modalidades olímpicas, além do clichê segurança, transporte e saúde (isso sem contar o imenso investimento na hotelaria que teoricamente será bancado pelas instituições privadas).



Fico pensando: disso tudo, o que vai sobrar pra mim? o que servirá à toda a população brasileira? o que a população africana irá usufruir dos investimentos feitos em suas cidades a partir do término da copa por lá? essas é outras perguntas ficam no ar e precisam ser respondidas.
Sem a pretensão de responder a todos esses questionamentos, até porque alguns deles só serão plenamente respondidos ao final desses mega-eventos, mas com a finalidade de refletirmos um pouco sobre tudo isso, e usando de exemplos concretos podemos vislumbrar algumas prováveis respostas para algumas dessa perguntas.

Em 2007 o Rio sediou os jogos Pan-Americanos. Toda a atenção do continente estava voltada para uma única cidade e seus jogos. Com o fim do Pan, a situação de entusiasmo e euforia dos organizadores deu lugar ao abandono da grande maioria das instalações e investigações sobre imensos desvios de verba durante os processos de licitações para as obras.
É para onde o dinheiro de contribuintes da cidade e do estado do Rio de Janeiro e também de todo o Brasil (já que os jogos receberam grana do governo federal) foram?
A vila Pan-Americana usada pra abrigar os atletas, virou um condomínio de luxo.
O ginásio usado pra abrigar a ginástica e o judô, hoje é uma grande casa de show situada em uma parte nobre da zona oeste do Rio.
O estádio olímpico João Havelange que abrigou as competições de futebol mas também as de atletismo, por ter uma ótima estrutura para tal, hoje só é usado (e muito mal usado diga-se de passagem) para abrigar as partidas de futebol de um pequeno clube do Rio (hehe)
O parque aquático Maria Lenk é usado em poucas competições durante o ano.
As cerca de 500 viaturas compradas para garantir a segurança durante os jogos, ficaram meses paradas após o término da competição por impasses burocráticos, e foi flagrante que todo o sistema de segurança proposto para os jogos sumiram após o final do evento.
Esses são apenas alguns exemplos concretos do que podem ser os mega-eventos que estão por vir. Não pretendo encerrar por hoje o debate sobre este tema, este é só o início de algumas reflexões que faremos daqui pra frente.
Para mais algumas reflexões sobre este tema, ver: Copa do Mundo na volta aos blogs


Entre os dias 17 e 24 de julho ocorreu o XXXI Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física (ENEEF) na Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza.
Após mais de 20hs de viagem dentro de um ônibus chegamos. Foi incrivelmente bom rever tantos amigos e participar de mais um fórum de discussões e debates do Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF).
O encontro que teve como eixos principais os mega-eventos esportivos, universidade e crise, ocorreu de forma um pouco turbulenta por conta da forte repressão que sofremos por parte da reitoria da UFC através do boicote ao encontro feito por eles. A não liberação de NENHUMA sala para o alojamento dos estudantes, não liberação de banheiros e salas para realização de alguns espaços, dentre outras coisas.
Mas nada disso foi capaz de impedir a organização dos estudantil em prol das suas lutas. Toda a discussão acumulada durante os dias do encontro culminou em um ato público onde marchamos por algumas ruas de Fortaleza e "ocupamos" a reitoria da UFC por alguns instantes para protestar contra o boicote ao encontro.
Esse ENEEF também foi um divisor de águas do MEEF. Uma nova coordenação da ExNEEF foi eleita, uma coordenação que irá romper com as práticas burocráticas que até então vinham sendo tocadas por alguns antigos coordenadores. Tenho ótimas expectativas para o futuro do MEEF por conta dessa evolução que sofreu, pena que a Regional 3 parece que não irá seguir o mesmo caminho.
Nosso próximo encontro nacional será em Santa Maria/RS, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Muito frio nos espera, mas isso certamente não será problema, e sim um pretexto pra arrumar alguém pra se esquentar nas noite frias haha.


Para finalizar por hoje, queria tratar de um assunto muito interessante e importante, as eleições de 2010.
Focando principalmente nas eleições para Presidente desta bagunça chamada Brasil, vamos falar um pouco sobre os candidatos quem concorrem a essa vaga.
Tendo como ponto de partida o debate realizado no último dia 29/07 organizado e transmitido pela rede Bandeirantes, vamos analisar os candidatos e suas propostas, já que essa foi a primeira vez que concretamente pudemos ver as propostas sendo apresentadas pelos próprios candidatos.
Durante o debate pode se observar claramente a polarização das perguntas e respostas entre Dilma/PT e Serra/PSDB. Marina/PV ainda tentava fazer algo para ser notada, mas sem muito sucesso. Plínio/PSOL foi com certeza o destaque do debate pelas suas respostas que saiam do padrão do reformismo proposto pelos candidatos.
Este debate serviu pra deixar ainda mais claro para quem esses candidatos vão governar e privilegiar durante o seu mandato. A classe trabalhadora deste país está fadada a um Presidente cujos interesses não são os mesmo da classe. Um Presidente que fará meia dúzia de programas assistencialistas e não resolverá pela raiz os problemas da população.
Mais 4 anos de governo PT será um retrocesso, e se for do PSDB, pior ainda. Estamos infelizmente num beco sem saída, e não tem essa história de escolher dentre os ruins, os menos piores. Isso só serve pra afirmar ainda mais a necessidade de uma sociedade que se paute por aspectos diferentes: ajuda ao invés de competição, pensar coletivamente ao invés do individualismo, sem o muito na mão de poucos e o parco na mão de milhões!



Bom, como reclamaram bastante dos tamanhos dos posts, tentei ser o mais breve possível nesse.
Comentem para podermos debater sobre tudo isso.

Beijos ;ºº

6 comentários:

  1. Uma atualização! ;)

    Acredito que sobre copa do mundo e mega eventos eu já falei o suficiente no meu post lá e como este assunto vai perdurar, por baixo (!), por mais quatro anos, vou te poupar disso agora! hehehe

    ENEEF: acho que foi bom. Tenho cá minhas críticas a muito do que aconteceu: personificações exageradas, aquele anti-partidarismo burro e inconsequente (sem trema... tão chato esse novo português! =/) , falta de coerência entre falas e ações,... Porém, assim como tu, acredito que podemos mudar isso tudo, que essa nova gestão tem tudo para romper com essas práticas arcaicas. É só querer" (e essa é a parte mais complicada...)

    Com relação às eleições, bem... não acompanhei direito nenhum debate ainda, apenas algumas manifestações de alguns candidatos e aquele velho "ataca lá que eu rebato de cá" entre os partidos. Ainda tenho muitas dúvidas sobre o que fazer em outubro diante da urna mas a certeza de que o candidato vencedor não vai governar para a maioria deste país. Não se trata de pessimismo ou algo do gênero mas de ser realista e enxergar nossa população (sua grande maioria) como mais um fantoche diante das regras sociais impostas. Não condeno quem fica feliz por receber essas políticas assistencialistas (bolsa família, PROUNI,...) afinal, eles precisam disso. Agora defender que isso é um projeto para um país? Ah.. daí não dá pra aceitar! Por enquanto, minha opção é o voto nulo. Mas vamos conversando sobre...

    Ps.: Sem comentários sobre a parte de "pretexto para arranjar alguém para se esquentar!

    Continue escrevendo neném... você tem ótimas idéias... sinto falta de discuti-las mais frequentemente contigo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um comentário!
    hahaha

    é, sobre mega-eventos vamos ter mts e mts posts pra dissertar sobre ainda.

    percebi que vc nao ta mt a'fim de saber das eleiçoes msm. nao viu nenhum debate (so viu o final dos de governadores pq eu te falei =x), isso que é nao ta nem aí pro parlamentarismo hahaha

    valeu branqs.

    ResponderExcluir
  4. ahhh... não é não estar nem aí pro parlamentarismo... eu só sou uma pessoa esquecida! #} hehehe
    E outra... os debates importantes acontecem na Globo... todas as outras emissoras não têm graça! [ironia mode [on]] ;)

    ResponderExcluir
  5. ps.: esse jogo da cobrinha é extremamente viciante... inclusive num blog! oO

    ResponderExcluir
  6. Copa do Mundo:

    Pretendo estar morando no Rio em 2014 e ganhar dinheiro negociando ingressos.

    ENEEF:

    Você e suas militâncias... rsrs. Já falei o que eu penso sobre isso!

    Eleições 2010:

    Estava muito desapontada nesta campanha eleitoral, mas apesar de ainda estar desapontada, tou muito feliz [na verdade eu não tou muito feliz, eu estou um pouco menos triste] por ter decidido alguns dos meus votos.

    ResponderExcluir

Olá caro leitor. Ao comentar, utilize a opção "Nome/URL" caso não seja cadastrado em nenhuma das outras opções, assim saberei quem anda comentando neste humilde espaço. Valeu! ;)